LONDRES- Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, revelou a existência de uma mutação genética no organismo humano que pode evitar que as pessoas sintam dor, segundo publica esta semana a revista "Nature".Existem pessoas que não têm capacidade de sentir dor. Mas agora o estudo descobriu as razões desta anomalia.
"Como as vias da percepção da dor são numerosas e complexas, foi surpreendente constatar que a interrupção de um único gene, o SCN9A, pode levar à completa perda do sinal nociceptivo (de estímulo doloroso)", afirmam os autores da pesquisa.
A descoberta pode ajudar a desenvolver novos tratamentos analgésicos que não causem efeitos colaterais, já que os pacientes estudados não mostravam nenhuma deficiência em sua saúde.
Os cientistas estudaram seis crianças de três famílias do norte do Paquistão, aparentadas entre si, que por causa de uma variação genética eram insensíveis à dor.Cada um deles tinha uma mutação no gene SCN9A, que codifica uma proteína encontrada na superfície dos neurônios encarregada de transmitir a informação de dor.As alterações genéticas nas crianças impediam a informação de chegar ao cérebro. Assim, evitava que eles sentissem dor. O estudo começou quando os cientistas observaram uma criança de 10 anos em Lahore, no norte do Paquistão, que não sentia dor alguma ao caminhar sobre carvão aceso nem ao ser furada com facas. A criança morreu antes de poder ser estudada, mas os cientistas puderam avaliar três famílias aparentadas, que apresentavam a mesma anomalia.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
que pagina é , nome do livro, artigo, referência
ResponderExcluirmuito triste
ResponderExcluir